Dicas
Momo mommomo momo momomomo mo momo momomo.

Mudanças nos pisos, paredes e iluminação valorizam o imóvel sem quebra-cabeça
» 18/06/08 - Uma reforma bem feita pode valorizar o imóvel no mercado e, para isso, nem sempre é preciso muita mudança ou quebra-quebra. Com apenas algumas modificações, como melhorias nos pisos, paredes e iluminação, é possível obter um ótimo resultado.

Uma reforma bem feita pode valorizar o imóvel no mercado e, para isso, nem sempre é preciso muita mudança ou quebra-quebra. Com apenas algumas modificações, como melhorias nos pisos, paredes e iluminação, é possível obter um ótimo resultado.

Em um apartamento de cobertura de 130 metros quadrados na Zona Sul de São Paulo, os profissionais do EB-A Espaço Brasileiro de Arquitetura executaram uma reforma que, segundo eles, proporcionou uma valorização de 20% do imóvel.


O arquiteto Gláucio Gonçalves, do EB-A, explica que não houve quebra de paredes, mas sim, reestruturação do espaço, troca de revestimentos, instalação de iluminação embutida e nova pintura com cores que iluminam os ambientes. A obra durou quatro meses e seu valor total, incluindo projeto, mão-de-obra e material utilizado, ficou por volta de R$800,00 o metro quadrado.

“O projeto teve como objetivo valorizar a simplicidade, a autenticidade e a elegância da cliente. Por isso, a decoração estabeleceu um contraste entre as cores dominantes, a utilização do cimento queimado como revestimento principal e a dispersão de vários elementos, o que tornou possível a criação de cenários acolhedores”, afirma Gláucio.

A sala superior ganhou leveza com os dois painéis de tijolo à vista que foram levantados para dar um ar mais rústico ao ambiente. O detalhe ficou por conta do acabamento dos painéis, que foram caiados, lixados e receberam resina. O dente, formando um nicho para objetos de decoração e a lareira finalizaram a função dos painéis na decoração. O piso em laminado de madeira e as cores claras complementaram a proposta de rusticidade.

Para trazer a concepção de aconchego, o arquiteto abusou dos tons em creme, bege e vermelho. O hall com parede na cor vermelha e quadros e nichos com forte apelo à cor branca complementaram a proposta, assim como a iluminação indireta com pontos de luz embutidos e a luminária japonesa.

A área externa recebeu piso em pedra mineira e as paredes, cores quentes como o mostarda e o cereja. A iluminação embutida nos vasos e nas lamparinas, remetendo às velas, muita utilização de madeira e os vasos de parede, complementaram o aconchego do ambiente na área superior. Os blocos de vidro na parede externa, além de terem função decorativa, ofereceram claridade para o corredor interno que dá acesso ao banheiro e para a pequena cobertura em telha de vidro com sustentação em caibros de madeira.

A sala de jantar e cozinha ganharam revestimento em cimento queimado. Gláucio ousou em “esticar” o cimento queimado, eliminando os tradicionais azulejos ou pintura látex. O tom em creme, a cortina de acrílico, as cortinas em renda e a moldura do espelho, base da mesa em madeira rústica, assim como as poltronas em fibra natural e o piso em cimento queimado fizeram parte da decoração com toque mineiro.

“Quando entro no meu apartamento após a reforma, tenho a sensação de que estou em um oásis e esqueço que estou no meio do caos da megalópole paulistana”, afirma a proprietária.


Localização

Av. Santos Dumont, 115 - Figueira
Guaratinguetá - SP
CEP: 12.504-030

 

Horários

das 8:00 às 18:00 horas.

das 8:00 às 13:00 horas.

Gratís até 50 KM

Navegadores

Formas de Pagamento

formas de pagamento

Cartões Construcard e BNDES em até 60X.